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Registros recuperados : 3 | |
1. | | UZEDA, M. C.; OLIVEIRA, A. F. de; FIDALGO, E. C. C.; SILVA, T. B. da; SANTIAMI, E.; CAMARGO, A. F.; BOMTEMPO, C. B. T.; VOLCKER, C. M.; MENDES, C. P. do A. Capacidade de resposta visando a conservação da biodiversidade no estado do Rio de Janeiro. In: BERGALLO, H. de G.; FIDALGO, E. C. C.; ROCHA, C. F. D.; UZEDA, M. C.; COSTA, M. B.; ALVES, M. A. S.; VAN SLUYS, M.; SANTOS, M. A.; COSTA, T. C. e C. da; COZZOLINO, A. C. R. (org.). Estratégias e ações para a conservação da biodiversidade no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Biomas, 2009. cap. 18, p. 247-264. Biblioteca(s): Embrapa Solos. |
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2. | | UZÊDA, M. C.; OLIVEIRA, A. F.; FIDALGO, E. C. C; SILVA, T. B. da; SANTIAMI, E.; CAMARGO, A. F.; BOMTEMPO, C. B. T.; VOLCKER, C. M.; MENDES, C. P. A. Capacidade de resposta visando a conservação da biodiversidade no estado do Rio de Janeiro. In: BERGALLO, H.G. et al. Estratégias e ações para a conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Biomas, 2009 p. 247-264 Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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3. | | ROCHA, C. F. D.; COSTA, T. C. e C. da; TEIXEIRA, A. M. de G.; CRUZ, C. B. M.; FIGUEIREDO, C. A. A. de; BOHER, C. B. de A.; VOLCKER, C. M.; SÁ, C. F. C. de; CHAVES, L. de C. T.; MACIEL, N. C.; VILLAÇA, R. C. Região turística dos lagos fluminenses. In: BERGALLO, H. de G.; FIDALGO, E. C. C.; ROCHA, C. F. D.; UZEDA, M. C.; COSTA, M. B.; ALVES, M. A. S.; VAN SLUYS, M.; SANTOS, M. A.; COSTA, T. C. e C. da; COZZOLINO, A. C. R. (Org.). Estratégias e ações para a conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Biomas, 2009. cap. 25, p. 313-326. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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Registros recuperados : 3 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
27/11/2006 |
Data da última atualização: |
27/11/2006 |
Autoria: |
CASTRO, E. R. de; TEIXEIRA, E. C. |
Título: |
Retorno dos gastos com a equalização das taxas de juros do crédito rural na economia brasileira. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Política Agrícola, Brasília, ano 13, n.3, pag. 52-57, jul./set. 2004. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A equalização das taxas de juros (ETJ) equivale ao pagamento do diferencial entre as taxas de juros cobradas no mercado financeiro e as taxas de juros pagas pelo produtor. Os recursos disponibilizados pela ETJ correspondem à, aproximadamente, 30% do volume total de crédito aplicado na agricultura. Essa pesquisa objetiva avaliar a ETJ, comparando os gastos da política com os benefícios gerados por ela, levando-se em conta os efeitos diretos e indiretos dos gastos do setor agrícola com recursos disponibilizados pela ETJ. Os resultados mostram que cada real gasto com a equalização gera um crescimento no produto interno bruto (PIB) equivalente à 1,75 vez o montante gasto com a ETJ, para a agricultura familiar (AF), e 3,57 vezes o gasto com a ETJ, para a agricultura comercial (AC). Além disso, ocorre aumento da arrecadação de impostos de 16,9% do gasto com a ETJ, para a agricultura familiar, e 37% do gasto com a ETJ, para a agricultura comercial. Portanto, a ETJ possui justificativa econômica, uma vez que os benefícios gerados na forma de crescimento econômico mais que compensam os gastos com a política. |
Palavras-Chave: |
Agricultura comercial; Crédito para agricultura; Economia brasileira; Equalização das taxas de juros (ETJ); Gastos governamentais com ETJ; Matriz de insumo-produto (MIP); Políticas macroeconômicas; Rural credit. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Crédito Rural; Setor Agrícola. |
Thesaurus NAL: |
Agriculture. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02039naa a2200277 a 4500 001 1119636 005 2006-11-27 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCASTRO, E. R. de 245 $aRetorno dos gastos com a equalização das taxas de juros do crédito rural na economia brasileira. 260 $c2004 520 $aA equalização das taxas de juros (ETJ) equivale ao pagamento do diferencial entre as taxas de juros cobradas no mercado financeiro e as taxas de juros pagas pelo produtor. Os recursos disponibilizados pela ETJ correspondem à, aproximadamente, 30% do volume total de crédito aplicado na agricultura. Essa pesquisa objetiva avaliar a ETJ, comparando os gastos da política com os benefícios gerados por ela, levando-se em conta os efeitos diretos e indiretos dos gastos do setor agrícola com recursos disponibilizados pela ETJ. Os resultados mostram que cada real gasto com a equalização gera um crescimento no produto interno bruto (PIB) equivalente à 1,75 vez o montante gasto com a ETJ, para a agricultura familiar (AF), e 3,57 vezes o gasto com a ETJ, para a agricultura comercial (AC). Além disso, ocorre aumento da arrecadação de impostos de 16,9% do gasto com a ETJ, para a agricultura familiar, e 37% do gasto com a ETJ, para a agricultura comercial. Portanto, a ETJ possui justificativa econômica, uma vez que os benefícios gerados na forma de crescimento econômico mais que compensam os gastos com a política. 650 $aAgriculture 650 $aAgricultura Familiar 650 $aCrédito Rural 650 $aSetor Agrícola 653 $aAgricultura comercial 653 $aCrédito para agricultura 653 $aEconomia brasileira 653 $aEqualização das taxas de juros (ETJ) 653 $aGastos governamentais com ETJ 653 $aMatriz de insumo-produto (MIP) 653 $aPolíticas macroeconômicas 653 $aRural credit 700 1 $aTEIXEIRA, E. C. 773 $tRevista de Política Agrícola, Brasília, ano 13$gn.3, pag. 52-57, jul./set. 2004.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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